As portas e janelas são elementos importantes no projeto de construção ou reforma de casas e apartamentos. Existem diversos tipos de materiais que podem ser usados, como ferro, alumínio, PVC, vidro, madeira e outros mais.
A preferência pela madeira se dá por diversos motivos, sendo os principais pela sua estética e durabilidade. Mas este material exige certos cuidados para preservar sua qualidade.
Listamos abaixo algumas das principais vantagens e desvantagens de portas e janelas de madeira.
Vantagens
Beleza
A madeira é bela, sofisticada e proporciona uma excelente harmonia com a estrutura da casa, seja ela alvenaria, gesso e outros materiais. Por ser um material fácil de trabalhar, existem muitos tipos de portas e janelas com muitos detalhes trabalhados e entalhados na madeira, dando à casa um toque de beleza e sofisticação.
Durabilidade
É um material durável, contudo tal vantagem depende muito do cuidado que ele receberá. A durabilidade deste material pode ser comprovada ao fazer a demolição de casas antigas. Tudo pode estar deteriorado, mas a madeira que não ficou exposta a intempéries permanece com boa qualidade.
Resistência
É também um material muito resistente, haja vista que ele é usado para construir a estrutura do telhado das casas. Evidentemente que no caso de janelas, é preciso analisar como a madeira foi usada e o modelo da janela, mas em geral é bastante resistente.
Desvantagens
Limpeza
Como desvantagem podemos citar a questão da limpeza, pois é um material que não pode ser molhado. No caso de janelas, devido aos detalhes, muitas são de difícil limpeza. É necessário levar esse ponto em consideração no momento da escolha do modelo.
Umidade
A umidade é o grande problema da madeira e, por este motivo, não é recomendável usar em áreas expostas à chuva ou que possam ter incidência de água. Geralmente, nas janelas expostas à chuva, é colocado um toldo em cima para evitar o contato. A durabilidade da madeira dependerá muito deste cuidado com a umidade.
Cupins
A madeira pode ser atacada também por cupins. Quando isso acontece, se os devidos cuidados não forem tomados, as consequências a longo prazo serão ruins, o que pode levar a deterioração da peça. Uma recomendação neste caso é evitar madeiras muito moles ou porosas, que são as mais fáceis de serem atacadas.